Pronatec 2017 – Inscrições Ocorrerão?



Confira aqui as principais previsões para o programa no próximo ano de 2017.

Teremos inscrições para o Pronatec 2017, porém, ainda não há como dizer as datas para tal e a quantidade de oportunidades ofertadas. O orçamento que antes era de R$ 2,2 bilhões, caiu para R$ 1,2 bilhão e deve comprometer certa quantidade de vagas que poderiam ser ofertadas. Sofrendo cortes desde o governo de Dilma, o Pronatec é um dos programas que mais vem sendo afetado pela falta de recursos e consequentemente com o corte orçamentário.

O MInistério da Educação afirma que irá brevemente anunciar novas medidas para o Pronatec, resta aos possíveis utilizadores do programa esperarem os próximos passos de nossos governantes e torcerem para que sejam mantidas uma boa quantidade de vagas para esse serviço educacional. O governo atual insiste em dizer que não haverá cortes em sistemas básicos, como saúde e educação e diz que dará prioridade sempre para o corte em outras áreas, antes de mexer com essas. O fato é que o governo dá essa palavra, mas na prática não sabe especificar e relatar como seria feita tal situação.

Ricardo Barros, Ministro da Saúde, salientou a promessa do governo de retirar fundos de outras áreas, sem afetar os sistemas de educação e de saúde: "Haverá uma readequação de outras áreas para que saúde e educação não tenham redução de recursos. O presidente já disse que esta limitação é para o orçamento global como um todo. Não vai atingir saúde, nem educação, nem previdência porque não é possível limitar o crescimento da previdência. Então, as outras áreas de governo vão ter que se acomodar dentro do teto estabelecido".





Diante de tal afirmação cabe aos utilizadores manter a espera quanto ao anúncio do Pronatec 2017, que certamente terá inscrições, nos resta saber a quantidade de vagas ofertadas e se haverá alguma reestruturação em todo o processo do programa. Com todos esses cortes orçamentários e esse medo que a crise política e econômica vem provocando em todo o povo Brasileiro, as dúvidas são muitas e a única certeza é que um dia, sabe-se lá quando, os projetos sairão do papel e poderão ser usufruídos pela população, o Pronatec 2017 é mais um desses projetos.

Augusto Leão



Compartilhe esta notícia