Programa de Estágio Itaipu Binacional 2016



Seleção oferece vagas para universitários e estudantes de cursos profissionalizantes e supletivo.

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Promovendo assim oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. Permitindo ainda a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, agregando conhecimento, novas ideias, conceito e planos de estratégia. Assim, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida. Permitindo ainda o financiamento das próprias despesas por meio do estágio remunerado; o direito a alguns benefícios, como alimentação e transporte; permite angariar referências profissionais para o currículo.

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho. Ciente desse papel importante, a Itaipu Binacional criou um programa de estágio para estudantes universitários e de cursos profissionalizantes do ensino médio e supletivo.

Os universitários podem começar a estagiar nesse programa a partir do terceiro período, quanto aos estudantes dos cursos profissionalizantes e supletivo só precisam estar frequentando as aulas.

Na Itaipu o período de estágio tem um tempo mínimo de seis meses e um período máximo de 12 meses, e concede uma bolsa-auxílio por hora de estágio.

A Itaipu oferece também aos universitários o estágio obrigatório, que é realizado na época de férias e é pré-requisito para formação escolar. Essa modalidade de estágio não tem bolsa-auxílio.

São obrigações do estagiário da Itaipu:

  • Cumprir de forma regular e pontualmente os horários pré-estabelecidos;
  • Manter boa conduta e submeter-se à disciplina da Itaipu Binacional; 
  • Cumprir o plano de estágio proposto; 
  • Atingir os níveis de aproveitamento e rendimento compatíveis com a natureza do estágio, mediante avaliações periódicas; 
  • Executar as atividades que lhe forem designadas durante o estágio;
  • Apresentar o relatório final do estágio, para fins de avaliação e aprovação do supervisor;
  • Firmar Termo de Responsabilidade e Devolução, referente aos equipamentos (EPI) e materiais que lhe foram confiados.

Tanto o estagiário quanto a Itaipu podem solicitar o cancelamento do estágio, quando for solicitado pelo estagiário, terá que solicitar o cancelamento formalmente junto a Itaipu com cinco dias de antecedência.





A suspensão por parte da Itaipu poderá se dar a qualquer momento, nos casos de: não cumprimento pelo estagiário dos Termos de Compromisso e das obrigações estabelecidas na norma do programa de estágio e no manual do estagiário; desistência do curso ou trancamento da matrícula pelo estagiário; não apresentação do atestado de matrícula após o cumprimento do primeiro ano de estágio, para os estágios de dois anos; e ausências imotivadas ou injustificadas por período superior a três dias.

Além da bolsa-auxilio, o estagiário também tem direito a:

  • Assistência Ambulatorial, em caso de emergência; 
  • Seguro de Vida em Grupo;
  • Férias Remuneradas; 
  • Anotação em Carteira; 
  • Utilização de Transporte da Empresa; 
  • Equipamentos de Proteção Individual.

Para se candidatar a vaga de estágio é necessário os seguintes documentos: Declaração de Matrícula na Instituição de Ensino, Histórico Escolar atualizado e Curriculum Vitae constando informações pessoais básicas.

Os candidatos serão selecionados conforme sua média no histórico escolar e os melhores classificados serão chamados para entrevista. Só serão convocados os candidatos com a documentação completa.

Para Contato Telefônico:

  • Em Foz do Iguaçu o telefone é: (045) 3520-6314.
  • Em Curitiba o telefone é (041) 3321-4221.

Para o estudante, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento a sua carreira. Com o aproveitamento da oportunidade de crescimento e desenvolvimento, o estudante adquire um novo olhar sobre o futuro, construindo um novo projeto de vida e de carreira profissional.

Dany Bueno



Compartilhe esta notícia