Currículos de pessoas sem experiência profissional



Pessoas que não possuem experiência profissional podem mencionar no currículo algum curso ou outras atividades já realizadas.

A primeira pergunta que surge na cabeça de quem precisa montar um currículo é o que colocar nele. As dúvidas aparecem, é preciso ou não enchê-lo com muitas informações? Porém, nessa mesma linha ainda temos um caso pior (conforme o ponto de vista) que é o caso daquela pessoa que não conta com experiência. Nesse caso, então o que deve aparecer no currículo?

Nessa questão alguns pontos devem ser considerados. Um exemplo clássico é o simples é o fato de que quando o recrutador vê a idade do candidato automaticamente pode concluir que ele não tem ou possui pouca experiência.

Alguns candidatos veem isso como um problema quando na realidade não é.

Montando um currículo sem experiência:

É claro que nem todos contam com experiência profissional principalmente se a pessoa estiver ingressando no mercado de trabalho pela primeira vez.

No caso de não possuir experiência o candidato precisa destacar o que tem de melhor até aquele momento: formação escolar, cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, voluntariado. É válido também colocar até mesmo atividades que foram desenvolvidas de forma informal.





Anteriormente falamos sobre cursos e demais atividades. É bom prestar atenção nesse ponto, cursos de informática, de qualificação e por aí vai contam e muito na hora da composição do currículo.

E fica a dica: Se tiver um certo conhecimento sobre uma determinada área vale a pena citá-la.

Outra coisa que os recrutadores consideram muito no caso daqueles que não possuem experiência são os chamados “bicos” que o candidato fez até então. Nessa gama entram trabalhos na empresa da família, trabalho temporário e até organização de eventos.

Já o que não precisa estar em currículo são as notas escolares. Podem acreditar mais tem gente que as coloca. Se o candidato possui um título acadêmico, aí sim vale a pena colocá-lo.

Por fim, um detalhe muito útil: Nunca copie seu histórico escolar.

Esses são apenas alguns dos principais pontos que podem ser observados no caso do candidato não possuir experiência.

Por Denisson Soares



Compartilhe esta notícia