Como escolher um bom programa de estágio



Conhecer as regras da empresa e conversar com a família pode ajudar na hora da decisão

Escolher um programa de estágio errado pode resultar em uma tremenda frustração e o jovem estagiário poderá culpar a empresa por um erro que foi dele, um erro que ele cometeu por não saber escolher um bom programa. A vantagem do período de estágio é que você não precisa ter medo de trocar de empresa, pois isso não vai pesar futuramente como uma instabilidade em sua carreira profissional.

Muitas vezes, a pressão que uma empresa impõe sobre o estagiário nem sempre está de acordo com o que ele esperava. O estágio é a hora certa de aprender não só a colocar em prática o que aprendeu na teoria, mas também aprender a tomar decisões.

Mas pense bem antes de optar por um estágio, pois fazendo a escolha certa desde o início fica muito mais fácil. E, para isso, é sempre bom ter consciência do que é um bom estágio para você. Não adianta fazer o que os pais querem ou os professores acham, é importante que você reserve um tempo para pensar sobre sua carreira, sua personalidade, seus valores e anseios, para que essa auto-avaliação possa ajudar a escolher o estágio que seja bom para você!

Para não haver divergências na hora da escolha, converse com seus pais e professores sobre as expectativas que você tem em relação ao estágio que irá fazer, para que eles possam compreender as suas escolhas e possam apoiá-lo e até mesmo orientá-lo da forma mais adequada.





Outra dica muito interessante é entrar em contato com algum estagiário da empresa onde você pretende se inscrever e procurar conhecer a fundo como é a organização onde você pretende trabalhar, quais são as regras, benefícios, exigências e quais são as perspectivas da empresa em relação aos seus estagiários.

Geralmente, as empresas vão às universidades para realizar palestras e esses são momentos importantes para você conhecer melhor os empregadores, por isso, não deixe de comparecer a estes eventos e, se tiver qualquer dúvida, não deixe de perguntar.

Quanto mais você conhecer a empresa onde pretende estagiar, maiores serão as chances de você ficar satisfeito com o estágio que irá realizar.

Por Russel



Compartilhe esta notícia