Importância de fazer estágio no início da carreira



A maioria dos jovens é indecisa. Isso é fato. Mas alguns são determinados e logo cedo parecem já ter bem claro o que querem para sua vida. A maioria desses jovens enxerga nos estudos o caminho que os conduzirá ao sucesso.

Uma boa oportunidade para esses jovens são os Programas de Estágio. Dentro de um programa desses bem estruturado ele terá a chance de aprofundar seus estudos, conhecer mais sobre a profissão que escolheu, exercer e principalmente praticar, o que lhe dará uma bagagem ainda mais sólida para enfrentar o concorrido mercado de trabalho.

Conheço uma professora que desde o início da adolescência sabia o que queria. Amava a sala de aula e sabia que seria professora. Isso no início dos anos 2000. Quando entrou para a faculdade já começou a procurar alguma coisa que agregasse valor ao seu futuro currículo de professora. Participava de todos os cursos e seminários que aparecia e descobriu um projeto do governo do estado de São Paulo que oferecia um projeto de férias para alunos de cursos de licenciatura (que formam professores). Nesse projeto, os alunos teriam a oportunidade de lecionar para alunos que estavam de recuperação durante as férias. E ainda melhor – era remunerado. Ela não perdeu a oportunidade e desde o primeiro ano da faculdade já tinha conhecimento prático de como funcionava uma sala de aula. Resultado? Ao término da faculdade já tinha emprego garantido como contratada do governo e não teve nenhuma dificuldade em passar no primeiro concurso público que prestou.

Isso devia servir de exemplo para todos os jovens que já sabem o que querem fazer da vida, pois praticando a futura profissão, a entrada e permanência no mercado de trabalho é muito mais fácil.





Existem milhares de empresas que oferecem excelentes programas de estágio, basta você procurar. Você pode também visitar empresas na sua área de interesse e demonstrar a vontade de estagiar ali. Sempre haverá uma oportunidade. Você não pode é ficar parado.

Oportunidades existem, ainda mais se você já tem definido o caminho a seguir.

Por Luciana Viturino



Compartilhe esta notícia